Azeite faz bem, mas em excesso pode engordar

Azeite faz bem, mas em excesso pode engordar

02/12/2014

Como e quando ultilizar

Substituir o óleo por azeite vem sendo uma alternativa adotada por pessoas em busca por uma alimentação mais saudável. Mas é exatamente por ser mais saudável que muita gente acaba abusando e colocando azeite em tudo o tempo todo, o que pode ser prejudicial. “Como toda gordura em excesso e por ser calórico, o azeite pode engordar. O correto é usar no máximo duas colheres de sopa por dia”, recomenda a nutricionista Ana Carolina Costa, da clínica estética Almazen.
 
Ainda assim, para frituras, ela diz que deve-se utilizar óleos predominantemente poli-insaturados, como o de girassol ou milho, que são mais saudáveis que gorduras animais (como banha) e mais baratos do que os monoinsaturados, como o azeite. Esse, além de caro, ao ser esquentado, perde todas as suas propriedades benéficas. Ou seja, só é benéfico usado frio. É preciso ter cuidado também com a quantidade consumida. “O azeite de Oliva é feito de azeitonas, e os demais óleos vegetais costumam ser feitos de soja, milho, girassol ou canola. A vantagem do azeite é apenas quanto ao sabor. Para manter a saúde, o ideal é consumir óleo que apresente pouco colesterol e pouca gordura saturada. O de canola é o menos prejudicial à saúde”, afirma.
 
Antes de escolher um azeite, é preciso saber diferenciar os vários tipos existentes. A nutricionista explica que, para determinar a qualidade do azeite, avalia-se seu grau de acidez: quanto menor for, maior é a pureza. “O extra - virgem é o mais puro dos azeites, sendo que seu grau de acidez não ultrapassa 1% para cada 100 ml. O tipo virgem chega a 2% e os com grau de acidez maior que 2% passaram por mais etapas de processamento durante sua elaboração”, explica. É importante também verificar sempre a data de fabricação e validade do produto e deixá-lo em temperatura ambiente.
 
Fique Atento!


Autor: Supermercados Tridico

Fonte: mdemulher.com.br






Voltar






Atendimento

  • Segunda a Sábado
  • das 8h às 20h
  • Domingos
  • das 8h às 12h

Entrega

  • Disque Tridico
  • 17 4009 8955
  • 17 3334 8955

© Todos os direitos reservados

Desenvolvido por