Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

11/11/2014

Dicas para você - parte 1

 

Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam associadamente, e se dividem em: 

  • > Macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos;
  • > Micronutrientes: vitaminas e sais minerais.


Carboidratos

De uma forma geral, todos os grupos de alimentos exceto as carnes, os óleos, as gorduras e o sal, possuem carboidratos. Estes podem ser:

Simples: como os açúcares e o mel: Os açúcares simples não são necessários ao organismo humano, pois apesar de ser fonte de energia, esta pode ser adquirida por meio dos carboidratos complexos. Sendo assim, é importante diminuir as quantidades de açúcares simples adicionados aos alimentos.

Complexos: presentes principalmente nos cereais (arroz, pão, milho), tubérculos (batata, beterraba) e raízes (mandioca, inhame), os quais representam a mais importante fonte de energia e, por esta razão, recomenda-se o consumo de seis porções diárias desse tipo de alimento, o que representa em torno de 60% do total de calorias ingerida.

Em breve teremos mais dicas aqui para você, acompanhe. E não se esqueça de praticar uma Alimentação Saudável!


 


Autor: Supermercados Tridico

Fonte: http://www.abcdasaude.com.br






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